LISBOA E PORTO

INFORMAÇÕES GERAIS - Porto
TRANSPORTES - Porto
BAIRROS E ATRAÇÕES - Porto
TRANSPORTES - Lisboa
BAIRROS E ATRAÇÕES - Lisboa
RESTAURANTES E CAFETERIAS - Lisboa
RETORNAR À GUIA DE VIAGEM
INFORMAÇÕES GERAIS DE LISBOA
Lisboa é sempre uma boa surpresa a quem visita. A capital portuguesa carrega consigo, ao lado da modernidade, muita tradição e história, fruto de um passado de glórias que fez da cidade, há 500 anos, a mais poderosa e importante do mundo ocidental. Atualmente as ruas, ladeira, monumentos e palácios de seus principais bairros - Belém, Alfama, Baixa, Bairro Alto e Estrela - são o retrato de um povo orgulhoso de seu passado e de seu presente que mantém os olhos permanentemente ligados ao futuro. Para os brasileiros estar em Portugal - e. em especial, em Lisboa - representa um algo a mais , tendo em vista as ligações culturais e históricas que unem os dois países.

TRANSPORTES
Carro
Oferece ao turista a comodidade de se locomover com mais liberdade. Além disso é a melhor opção para que quer aproveitar bastante os pontos turístico existentes fora dos bairros centrais de Lisboa. Além disso como Portugal, é um país relativamente pequeno e possui uma rede de auto-estradas razoável, o carro permite ao turista visitar muitas outras cidades e localidades de outras regiões, tornando sua viagem ainda mais rica e interessante.
Ônibus
Uma das maneiras mais práticas de conhecer Lisboa, uma vez que o trânsito apresenta boa fluidez. Como no Brasil, os ônibus exibem na frente o seu destino final. Em cada ponto o turista encontra mapas com a rota de cada linha.
Metrô
A capital portuguesa oferece poucas linhas aos usuários. Todo o sistema está passado por um processo de expansão, que deve estar concluido no ano 2000. As estações exibem mapas com as linhas e estações atuais.
Bondes
Excelente alternativa de transporte para alguns dos pontos turísticos mais procurados de Lisboa. Andar de bonde em si já é um passeio agradável. Não deixe de pegar a linha das colinas, que vai da Torre de Belém até o Bairro Alto.
Taxi
Muito boa opção para passeios noturnos.

BAIRROS E ATRAÇÕES
BELEM
ALFAMA
BAIXA
BAIRRO ALTO
ARREDORES
.
BELÉM

Situado exatamente na Foz do Rio Tejo, o bairro de Belém está intimamente ligado à fase áurea de Portugal da época dos Grandes Descobrimentos. De lá partiram as Caravelas que desafiaram os oceanos e transformaram os portugueses, durantes os séculos XV e XVI, em um dos povos mais poderosos do mundo. Atualmente, Belém é um bairro elegante, bem arborizado e com inúmeros museus que contam detalhes da história do país.

Torre de Belém
Localização: Avenida da Índia
Estação de Metrô: BELÉM
Linha de Ônibus: 14, 28, 43 e 51
Linha de Bonde: 15
Horário: 3ª a Domingo das 10h às 18h
Maior símbolo arquitetônico do antigo poderio português, a fortaleza foi o ponto de partida para os grandes navegadores do passado. Sua beleza externa revela uma arquitetura extremamente elaborada. Internamente, seus ambientes góticos também guardam boas surpresas aos visitantes.
Mosteiro dos Jerônimos
Localização: Praça do Império
Linha de Ônibus: 28, 43, 49 e 51
Linha de Bonde: 15
Horário: 3ª a Domingo das 10h às 17h
Verdadeiro monumento à era de riquezas proporcionada pelos Grandes Descobrimentos. Vale a pena conhecer a Grande Nave, o Claustro, os Túmulos do rei D. Manoel I e do Navegador Vasco da Gama, além de todos os objetos e detalhes de origem sacra existentes em todo o local. A ala leste do Mosteiro abriga o Museu Nacional de Arqueologia de Portugal.
Padrão dos Descobrimentos
Localização: Avenida de Brasília
Linha de Ônibus: 28, 29, 43 e 51
Linha de Bonde: 15
Horário: 3ª a Domingo das 9h30 às 18h
Monumento de 52 metros, construído às margens do Rio Tejo, inaugurado em 1960. Homenageia todos os navegadores portugueses e patronos reais que participaram do importante período dos Grande Descobrimentos. Lá estão retratados os reis D. Manoel I, D. Henrique, o Navegador, D. Afonso V, além de figuras como Vasco da Gama, Fernão de Magalhães e Pedro Álvares Cabral.
Museu de Arte-Popular
Localização: Avenida de Brasília
Linha de Ônibus: 28, 29, 43 e 51
Linha de Bonde: 15
Horário: 3ª a Domingo das 10h às 17h
Importante museu, que mostra em detalhes e de maneira relevante a cultura e as tradições das diversas regiões de Portugal, como Tráz-os-Montes, Minho, Alentejo, e Algarve.
ALFAMA
Um dos locais mais fascinantes de Lisboa. Durante o dia seus becos, ruas estreitas e íngremes, escadarias, igrejas, construções em estilo colonial e mirantes que revelam muito da história da capital portuguesa. À noite, são pequenos os bares e restaurantes - regados a fado, vinho e diversas iguarias da rica culinária portuguesa - que atraem os turístas.
Castelo de São Jorge
Localização: Rua do Chão da Feira
Linha de Ônibus: 37
Linha de Bonde: 28, à partir da Baixa
Horário: Diariamente das 9h às 23h
A história desta antiga cidadela Moura remota a 1147. Bastante atingido pelo terromoto que sacudiu Lisboa em 1755, foi sendo reconstruído ao longo do tempo. Atualmente, mesmo não possuindo mais a maior parte de seus elementos originais, o Castelo de São Jorge guarda no interior de suas muralhas o bairro de Santa Cruz. Lá os turístas encontram diversas construções dos séculos XVIII e XIX, praças, jardins e parques para caminhadas, além de restaurantes e bares. O acesso a alguns dos terraços e torres existentes nas muralhas é permitido, oferecendo lindas vistas da cidade.
Miradouro de Santa Lúzia
Localização: Rua do Limoeiro
Linha de Bonde: 28, à partir da Baixa
Este terraço é um dos locais mais procurados de Alfama. De lá tem-se uma ótima vista da região, chegando até o Rio Tejo. Ainda no local, vale à pena visitar a Igreja de Santa Luzia, a Cúpula de Santa Engrácia, a Igreja de Santo Estevão e as duas Torres Brancas de São Miguel.
BAIXA
O mais importante bairro comercial de Lisboa. O local foi totalmente destruído pelo terremoto de 1755. A reconstrução teve início logo à seguir e, hoje, abriga inúmero edifícios de estilo Neoclássico.
Elevador de Santa Justa
Localização: Rua de Santa Justa(Baixa) e Largo do Carmo (Bairro Alto)
Estação de Metrô: ROSSIO
Linha de Ônibus: 2, 14, 36 e 40
Também conhecido como elevador do Carmo, liga a Baixa ao Bairro Alto, 32 metros acima. Duas elegantes cabines decoradas em madeira e latão desembarcam os passageiros em uma passarela que conduz ao Largo do Carmo e às Ruínas do Carmo, de onde é possível ter uma linda vista das entrelaçadas ruas da Baixa.
Vias Públicas
A Baixa é um bairro em que vale a pena percorrer suas ruas à pé, devido ao seu comércio e monumentos espalhados por diversos locais. É o caso da Avenida da Liberdade, Praça dos Restaurantes, Praça do Rossio, Praça da Figueira, Rua Augusta, Rua da Prata e Rua do Ouro.
BAIRRO ALTO E ESTRELA
Localizado no topo de uma colina, o bairro Alto, é uma das mais pitorescas áreas da capital portuguesa, pelas pequenas ruas que cortam o lugar e pelos hábitos boêmios que cultiva, tornando-o um dos mais concorridos à noite. Os vizinho bairros de Estrela e chiado, por sua vez destacam-se pela elegância e por serem eminentemente residenciais, da alta classe. Em Estrela vale a pena conhecer a basílica e o Jardim de Estrela.
Museu Nacional de Arte Antiga
Localização: Rua das Janelas Verdes
Linha de Ônibus: 27, 40, 49 e 70
Horário: 4ª a Domingo das 10h às 18h
Um dos mais importantes centros culturais de Portugal, guarda o maior acervo de arte do país. Suas obras - pinturas e esculturas - e outros objetos - jóias de ouro e prata, tapeçaria e cerâmica, instrumentos musicais, entre outros - formam um retrato autêntico e fiel e do domínio colonial português em diversos continentes entre os séculos XVI e XIX.
Igreja do Carmo
Localização: Largo do Carmo
Linha de Bonde: 28, à partir da Baixa; Elevador de Santa Justa
Horário: 3ª a Domingo das 10h às 18h
As ruínas góticas desta igreja trazem à memória a destruição causada pelo terremoto de 1755. Sua nave mantida sem teto até os dias atuais, aberta para o céu, é outra lembrança da tragédia. O Santuário foi transformado em um pequeno museu arqueológico, onde se podem observar antigos sarcófagos, estátuas e um túmulo romano.
ARREDORES E REGIÕES PRÓXIMAS
Pavilhão dos Oceanos
Localização: Doca das Olivais
Estação de Metrô: ORIENTE
Linha de Ônibus: 18, 28, 50 e 82
Horário: Diariamente das 10h às 22h
Às margens do Rio Tejo, foi construído este que é o maior Pavilhão dos Oceanos da Europa, tendo como destaque um aquário com volume d'água equivalente a quatro piscinas olímpicas, que representa o alto mar com sua fauna e sua flora. Quatro aquários menores reproduzem ambientes típicos dos Oceanos Pacífico, Atlântico, Índico e Antártico.
Museu do Azulejo
Localização: Rua da Madre de Deus, 4
Linha de Ônibus: 18, 42, 104 e 105
Horário: 4ª à Domingo das 10h às 18h
O Convento da Madre de Deus guarda em seu interior a história deste que é sem dúvida, um dos principais ícones da arte portuguesa. Dezenas de painéis, fotografias e mosaicos contam a história dos azulejos portugueses que caracterizam um estilo consagrado em todo o mundo.
Serra de Sintra
Localização: Cerca de 15Km a oeste de Lisboa
Um dos locais mais famosos de Portugal. A Serra proporciona cenários de rara beleza, incluindo incríveis imagens do Atlântico e do Estuário do Rio Tejo, ambos vistos do alto. A melhor maneira de conhecer o local é de carro, por meio de um estrada de 36Km, que corta toda a região e leva o turista aos principais pontos do local, incluindo bosques, construções históricas e outras impressionante atrações naturais. Vale a pena sair cedo do hotel para passar o dia Sintra. Há excelentes locais para refeições e até mesmo piquiniques.
Colares
Localização: Cerca de 20Km a noroeste de Lisboa
Balneário que proporciona aos turistas, ao mesmo tempo, praias e penhascos. O lugar também é famoso pelo seu vinho robusto e de coloração vermelho-aveludada.
Cascais
Localização: Cerca de 20Km a oeste de Lisboa
O mais cosmopolita dos balneários da região próxima a Lisboa. Repleto de lugares da moda, com restaurantes de cozinha internacional e lojas de grifes famosas. Vale a pena conhecer os rochedos litorâneos, localizados à 3Km da praia central e denominados Boca do Inferno. Dez quilômetros adiante, está a Praia do Guincho, paraíso dos surfistas.
Setúbal
Localização: Cerca de 50Km ao sul de Lisboa
Terceira maior cidade de Portugal, Setúbal surpreende também por apresentar várias atrações turísticas, como a igreja de Jesus, o Museu de Arqueologia e Etnografia, o Castelo de São Felipe, a Reserva Natural do Estuário do Sado e a Península de Tróia, com 18 Km de praia de areia branca e bosques de pinheiro.
Ericeira
Localização: Cerca de 30Km a noroeste de Lisboa
Antiga vila de pescadores que mantém suas tradições. A beleza do lugar atrai turistas do mundo todo.

RESTAURANTES, BARES E CAFETERIAS
Adega do Ribatejo
Localização: Rua Diário de Notícias, 23
Famoso Club de Fado localizado no Bairro Alto, onde o acesso é fácil para degustar pratos variados de carnes e peixes, entre eles o bacalhau ao som de um legítimo fado português.
Café Martinho da Arcada
Localização: Praça do Comércio, 3
Famoso Café fundado em 1782, frequentado por intelectuais e executivos. Oferece a da cozinha regional portuguesa, com alguma influência da cozinha francesa.
Michel
Localização: Largo S. Cruz do Castelo, 5
Restaurante em um ambiente agradável que oferece a clássica cozinha portuguesa, com destaque aos pratos à base de filets.
Cervejaria Trindade
Localização: Rua Nova da Trindade, 20
Bons preços e boa cozinha portuguesa são algumas características deste aconchegante restaurante, que possui um agradável jardim, excelente para um jantar no verão.
Bonjardim
Localização: Travessa de S. Antão, 11
Conhecido como o "Rei dos Frangos", onde os mesmos são servidos acompanhados de batatas fritas ou saladas.

INFORMAÇÕES GERAIS DO PORTO
O Porto é um lugar que mistura a agitação de um importante centro comercial com o burburinho de suas atrações históricas e culturais. A cidade é famosa em todo mundo pelo seu saboroso vinho e tem muito a oferecer a quem visita. Confira!

TRANSPORTES
O pesado trânsito da cidade é um convite aos passeios à pé. No entanto existem linha de ônibus e de bondes para todos os locais de interesse turístico do Porto. A opção por táxi é menos recomendada. Alugar um carro pode ser uma alternativa, devido a liberdade que proporciona ao turista.

BAIRROS E ATRAÇÕES
BAIRRO DA CATEDRAL
Um dos principais e mais antigos da cidade. No alto da Colina Penaventosa, fica a Catedral do Porto - a Sé - que guarda inúmeros tesouros, com o uma pintura toda dourada da Santa Ceia, do século XVII. No seu interior outras relíquias sacras encantam o turísta interessado neste tipo de arte. Caminhando pelas ruas do bairro vale a pena conhecer ainda o "Terreiro da Sé" - ampla praça em frente a Catedral, que oferece uma linda vista de toda a cidade - a "Rua das Flores" - onde se concentram os melhores joalheiros e ourives da cidade - a "Praça de Almeida Garrett" - que apresenta uma infinidade de estilos arquitetônicos nos edifícios que a circundam e as ruínas das "Muralhas Fernandinas" - datadas do Século XIV.
JARDIM DO PALÁCIO DE CRISTAL
Localização: Rua D. Manuel II
Horário: Diariamente 24h
Lindo parque arborizado, muito agradável a quem deseja caminhar ou andar de bicicleta.
VILA NOVA DE GAIA
Vilarejo próximo a cidade do Porto
Concentra os armazéns, onde é guardada durante anos a preciosa bebida, antes de estar própria para o consumo. A maioria dos armazéns oferece visitas guiadas às suas instalações. O Centro de turismo da Av. Diogo Leite, 242 (02 30 - 1902), fornece os telefones dos principais armazéns da Vila Nova de Gaia para que o turista possa marcar o seu horário de visita, com direito a uma exposição sobre o processo de fabricação do vinho e, ao final, uma sessão de degustação. Da mesma forma é possível visitar as regiões vinícolas, através de informações que podem ser obtidas no Centro de Turismo.