ROMA

TENHO QUE VISITAR
PASSEIOS ROMANOS
ROMA À NOITE
RESTAURANTES
ONDE COMPRAR
RETORNAR À GUIA DE VIAGEM
INFORMAÇÕES GERAIS DE ROMA
"Todos os caminhos levam a Roma!" O ditado é famoso. Mas, nos dias de hoje, a que Roma essas palavras estariam se referindo? À Roma atual, metrópole cosmopolita, capital da Itália, um dos mais importantes países da Europa? Ou à Roma antiga, capital de um dos mais poderosos impérios conhecidos pela humanidade? Ou, ainda, à Roma cristã, que tem no Vaticano a sede da Igreja Católica? Na verdade, ao escolher qualquer um dos caminhos que levam a Roma, o visitante estará entrando em um mundo fascinante, em que três realidades distintas convivem harmoniosamente em um mesmo espaço. Fundada há mais de 2.700 anos. Roma tem no slogan "A Cidade Eterna" a mais justa expressão da sua real vocação: a de encantar quem tem a oportunidade de estar junto a ela. Bem-vindos a Roma!

TENHO QUE VISITAR
Coliseu
Localização: Piazza del Colosseo
Linha de Ônibus: 11, 27, 81, 85 e 87
Estação do Metrô: Estação Colosseo
Linha de Bonde: 13 e 30b
É uma das mais famosas construções da Roma Antiga. O lugar, criado para divertir a multidão, podia abrigar até 55 mil pessoas, tendo sido palco de lutas mortais entre gladiadores e animais selvagens. Os turistas tem acesso à platéia e os subterrâneos do Coliseu - situados sob a arena - onde os lutadores e os animais eram preparados para os combates.
Museus Capitolinos
Localização: Piazza del Campidoglio
Linha de Ônibus: 44, 46, 64, 70, 81 e 110
Horário: de 3ª à Sábado, das 9 às 19; Domingo, das 9 às 13:45
Localizados em lados opostos da Piazza del Campidoglio, os dois museus - Palazzo dei Conservatori - abrigam milhares de obras clássicas e renascentistas. Destaque para as estátuas de Marco Aurélio, Discóbolo e Gálata à Morte, no Palazzo Nuovo; a pintura de São João Batista e a escultura da loba que teria alimentado os gêmeos Rômulo e Remo que, segundo a lenda, teriam fundado Roma, no Palazzo dei Conservatori.
Fórum Romano
Acesso: pelo Largo Romolo e Remo, na Via dei Fori Imperiali
Linha de Ônibus: 11, 27, 81, 85, 87 e 186
Estação do Metrô: Estação Colosseo
Horário: 2ª e de 4ª à Sábado, das 9 às duas horas antes do pôr-do-sol; 3ª e Domingos, das 9 às 14hs
O Fórum já foi o centro da vida política, comercial e judiciária da antiga Roma. Com o passar do tempo, perdeu sua importância no contexto romano e, durante séculos, foi vítima da implacável ação do tempo. O que se vê atualmente, após cerca de 200 anos de intenso trabalho arqueológico e de restauração, são as ruínas de diversos monumentos aos imperadores de Roma, templos e basílicas. Um passeio a pé por toda a região é um programa obrigatório para quem visita a capital italiana. Não deixe de ver o Arco de Sétimo Severo, as ruínas do Templo de Saturno, a Casa das Virgens Vestais, o Templo de Romolo, a Basílica de Constantino, o Aquarium Forense e os Mercados de Trajano.
Pantheon
Localização: Piazza della Rotonda
Linha de Ônibus: 119 (para a Piazza della Rotonda); 64, 70 e 75 (para a via del Corso, mais 15 minutos à pé)
Horário: de 2ª à Sábado, das 9 às 18:30; Domingos e feriados, das 9 às 13hs
Este é, sem dúvida o mais bem preservado templo da Roma Antiga. Curiosamente, no entanto, sua arquitetura externa não retrata a beleza e a riqueza arquitetônica interna. Um dos destaques é o domo, cuja altura e diâmetro são exatamente iguais: 43,3 metros. O orifício existente no topo do domo - o oculus - fornece a única luz existente no interior do Pantheon, sob a estátua da Madonna, de Lorenzetto.
Piazza Navona
Linha de Ônibus: 46, 62, 64, 70, 81, 87, 90, 90b, 186 e 492
A mais bela praça barroca de Roma tem exatamente a forma do Stadium Dominicano, onde ocorriam competições esportivas no século I da Era Cristã. Ruínas de alguns dos arcos do estádio podem ser vistas próximo à igreja de Sant'Agnese in Agone. No século XVII, foi construída no centro da piazza Navona a fonte dei Fiumi. Uma das mais bonitas da cidade.
Igreja San Pietro in Vincoli
Localização: Piazza de San Pietro in Vincoli
Linha de Ônibus: 11, 27 e 81
Estação do Metrô: Estação Colosseo
Horário: de 2ª à Sábado, das 7 às 12:30hs e das 15:30 às 19hs (de outubro a março até as 18hs); Domingos, das 8:45 às 11:45hs
O local guarda alguns dos mais importantes tesouros de Roma: a estátua de Moisés, esculpida por Michelângelo, e as duas correntes que os soldados romanos utilizaram para prender São Pedro no ano LVI depois de Cristo.
Fontana di Trevi
Localização: Piazza di Trevi
Linha de Ônibus: 52, 53, 58, 60, 61, 62, 71, 95 e 492
A mais bonita e conhecida fonte de Roma foi construída em 1762. A figura central é a de Netuno - o Deus dos Mares - ladeado por dois tritões.
Via Appia Antica
Linha de Ônibus: 218
A estrada construída por Roma para ligá-la ao Império do Oriente pode, até hoje, ser visitada. Ela começa na Porta de San Sebastiano e passa por locais importantes, como a Igreja Domine Quo Vadis e as catacumbas de San Callisto e San Sebastiano.
Basílica de São Pedro
Localização: Piazza San Pietro
Linha de Ônibus: 23, 32, 49, 64, 81, 492 e 991
Estação do Metrô: Estação Ottaviano
Linha de Bonde: 19
Horário: diariamente, das 7 às 19hs (de outubro à março, das 9 às 17hs)
A enorme Basílica - a mais importante construção católlica do mundo, onde o papa realiza suas cerimônias - tem 187 metros de comprimento e 132,5m em seu ponto mais alto, o Domo de São Pedro. Internamente, existem 11 capelas e 45 altares. Obras de arte dos períodos renascentistas e barroco estão por todos os lugares, com destaque especial à Pietá, escultura em mármore de Michelângelo, que mostra a Virgem Maria com o corpo de Jesus morto em seu colo.
Vaticano
Uma verdadeira cidade dentro da capital italiana. O Vaticano, centro do poder da religião católica, possui diversos locais de interesse, que atraem peregrinos e turistas de todo o mundo.
Museus do Vaticano
Localização: Città del Vaticano, entrada no viale Vaticano
Linha de Ônibus: 23, 64, 81 e 492
Estação do Metrô: Estação Ottaviano
Linha de Bonde: 19
Horário: de 2ª à Sábado e último Domingo do Mês, das 8:45 às 13:45 (de 17 de março à 14 de junho e de 1º de setembro à 31 de outubro, das 8:45 às 16:45, de 2ª à 6ª feira; e das 8:45 às 13:45, aos sábados)
Esse conjunto de edíficios ao lado da Basílica de São Pedro abriga uma das coleções de arte mais importantes de todo o mundo, com pinturas, esculturas e outros objetos de diversos períodos históricos, como egípcios, romano, grego, renascentista, barroco e moderno.
Capela Sistina
A principal e mais famosa capela do Vaticano é uma verdadeira celebração à arte renascentista. As paredes laterais exibem 12 trabalhos de artistas como Michelângelo, Peruginoe Botticelli, que retratam episódios das vidas de Jesus Cristo e Moisés. Na parede do altar, está o maravilhoso afresco O Juízo Final, de Michelângelo. O teto, por sua vez, guarda um dos mais importantes tesouros da humanidade: os afrescos pintados por Michelângelo entre 1508 e 1512, com temas do Antigo Testamento, como A Criação de Adão, A Criação de Eva, O Pecado Original, o Dilúvio, a Criação do Sol e da Lua, entre outros. A Capela Sistina também se localiza no complexo dos Museus do Vaticano.

PASSEIOS ROMANOS
City Tour
Genti & Paesi
Via Adda, 111 - 00198 ROMA - Tel. +39/6/85.30.17.55
Todos os tipos de passeios, City Tour, Passeios à pé e Passeios de barco guiados e etc...
Passeios à Pé (desacompanhado)
Das etapas espanholas à fonte de Trevi, a rota passa através do coração social e comercial da cidade, com uma parada na fonte de Trevi, no Palazzo del Quirinale e terminando nos banhos de Diocietian, o monumento o maior de Roma antiga.
Este itinerário parte de Piazza del Popolo e cruza a cidade velha com seus monumentos; o Campo antigo estraga-zio traz-nos ao coração de Roma com o Pantheon e os quadrados os mais famosos: Piazza Navona, Piazza Farnese e Campo de ' Fiori.

ROMA À NOITE
Jonathan's Angels (Bar)
Via della Fossa 16 (Piazza Navona)
Piano Bar. Um lugar fresco para escutar boa música. Aberto todo o mês de 1pm-àm.
Vineria (Bar)
Campo de' Fiori
Clientela nova e ligeiramente alternativa, boa atmosfera e músicas. Bebidas baratas.
Fan Club
Piazza del Parlamento 4; aberto diariamente até às 21:00
Bar com uma escolha larga de cervejas, sanduíches, snacks e doces; tendo também uma sala de chá e jogos da tabela jogar, música a escutar e videoclips.
La Creperie
Via Galvani 11, aberto de 20:00 às 1:30 - Fechado as segundas
Mais de 200 tipos diferentes de crepes, doces e salgados

RESTAURANTES
Dal Bolognese (Restaurante Italiano)
Piazza del Popolo,1/2
Agata e Romeo (Restaurante Italiano)
Via Carlo Alberto,45
Alfredo (Restaurante italiano)
Piazza Augusto Imperatore,30
Ranieri (Restaurante)
Via Mario dei Fiori 26
Asia (Restaurante Japonês)
Via S.Croce In Gerusalemme, 1
Birreria Viennese (Restaurante Austríaco)
Via Della Croce, 21

ONDE COMPRAR
Via Condotti (Rua)
Roupa, sapatos e jóia dos desenhadores italianos e extrangeiros os mais famosos, tais como Armani,Gucci, Bulgari, Cartier, Ferragamo, Mara máximo, Campanile.
Via Bocca di Leone (Rua)
Você encontrará Valentino e Gianni Versace.
Via Borgognona (Rua)
Roupa e sapatos dos desenhadores de forma italianos os mais grandes do tha, tais como Fendi, Ferrè, Laura Biagiotti, Polidori.
Via Frattina (Rua)
Roupas, sapatos, bolsas, perfumes, como Byblos, Castelli, Tiffany.
Via della Croce (Rua)
Algumas delicatessens e restaurantes.
Le Quattro Stagioni
30 Via dell'Umilta
Loja de cerâmicas italianas.
Trimani
20 Via Goito
A loja a mais velha de vinho em Roma.